O agir do coração




 Existe algo que me paralisa, que muitas vezes me impede de tomar decisões e principalmente atitudes importantes, acredito até mesmo me impede de ser mais feliz. Geralmente frente ao desconhecido e ao novo eu me preservo. Penso. Pondero. E não faço nada. Descobri quão grande é minha necessidade em ter o controle da situação, seja ela qual for. E  quando isso não acontece,  quando não faço idéia do que está por vir, simplesmente fecho os olhos e me resguardo.

Tenho medo. Muito. Realmente acho que tenho medos bobos e coragens absurdas, assim como Clarice Lispector. Entretanto, não quero falar sobre esse sentimento que me faz prisioneira da razão, mas sim de coragem, essa sim, liberta.

 É engraçado como as coisas acontecem, já há alguns dias  estava refletindo sobre o quanto a vida é curta, e que deveria parar de me privar das coisas que me fazem sorrir, parar de dizer tanto "não", me permitir mais e consequentemente conhecer melhor meus limites - estudando nesse fim de semana, li por curiosidade uma decisão do STF em que o então ministro Carlos Ayres Britto (também poeta) deu seu parecer, e escreveu lindamente sobre ela, a coragem:
"Coragem, em francês é courage, termo que se compõe do substantivo couer e do sufixo age,   para significar, exatamente 'o agir do coração'. Sabido que nos insondáveis domínios do amor, ou a gente se entrega a ele de vista fechada ou já não tem olhos para mais nada..."

Foi ali mesmo, dentro da sala de aula que percebi, com uma ajudinha de nossa Excelência Senhor ex-Ministro meus medos bobos. E não só no que diz respeito ao amor.

 Mas agora é que vem a parte mais difícil. O que é ter coragem pra você?
Falar o que pensa e o que sente? Embarcar em uma viagem desconhecida, com alguém desconhecido? Pular de paraquedas? Para alguns, pode ser o simples ato de levantar da cama. Ou mesmo usar um batom vermelho. Se aceitar com todos os erros, defeitos e também qualidades é um ato de coragem. Reconhecer suas fraquezas, que erra sim, e também ser capaz de pedir perdão é um ato de coragem, admirável por sinal. Enfim,  escutar o coração, e por mais simples que isso pareça dificilmente fazemos.

É falar de amor com quem se ama (sua família, amigos, companheiros)! É amar sem saber se será correspondido. É tentar ser uma pessoa melhor para o mundo, para alguém especial e sobretudo para você.