Mais de Portugal...




Portugal foi a última parada dessa viagem maravilhosa.
Finalizamos com um dia lindo, clima agradável, céu azul e um pôr-do-sol  extraordinário visto da praia.  Ah! Cascais (na verdade Caxcaixx) adorei te conhecer!!! 

Despedindo da Europa com aperto no coração, como se parte de mim tivesse sido deixada lá, e ficou. Despedindo  da terrinha de Fernando Pessoa, para isso, nada melhor que um texto dele para elucidar esse post e espero que também sirva para refletir um pouquinho sobre o que nos é preciso e o que desejamos, sobretudo nesse momento, em que um novo ano se inicia, e junto dele a esperança de dias melhores... 

“O mal todo do romantismo é a confusão entre o que nos é preciso e o que desejamos. Todos nós precisamos das coisas indispensáveis à vida, à sua conservação e ao seu continuamento, todos nós desejamos uma vida mais perfeita, uma felicidade completa, a realidade dos sonhos (...)
É humano querer o que nos é preciso, e é humano desejar o que não nos é preciso, mas é para nós desejável. O que é doença é desejar com igual intensidade o que é preciso e o que é desejável, e sofrer por não ser perfeito como se se sofresse por não ter pão. O mal romântico é este: é querer a lua como se houvesse maneira de a obter.”

(Livro do Desassossego, p. 83)